Consórcio CIDES-LESTE - Um ano e meio de avanços na área da Saúde de Caratinga e região Enviar por e-mail  Imprimir esta notícia Receber por RSS
09/04/2012 10:06:14

Usuários e secretários comentam da Transparência e Agilidade no Serviço

Atendimento personalizado diminui filas e agiliza o procedimento

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios do Leste de Minas – CIDES-LESTE, desde sua implantação há mais de um ano, colhe os frutos de uma organização bem elaborada e uma integração entre os funcionários, médicos e prefeituras. Hoje, mais de 3 mil pessoas são atendidas mensalmente pelo órgão, que tem o objetivo de agilizar a demanda de atendimento especializado na área da saúde, voltado para a média complexidade, mas trabalhando, também, com outras áreas como o meio ambiente e desenvolvimento regional.

Hoje, o consórcio tem, em sua diretoria, o prefeito de Caratinga, João Bosco como seu presidente, o prefeito de Entre Folhas, Ailton da Silveira, como vice-presidente, e Vânia Vieira, secretaria executiva.

De acordo com Vânia, responsável pela administração do órgão, “o CIDES-LESTE, é um consórcio que, apesar do pouco tempo de funcionamento, vem obtendo excelentes resultados. Conseguimos atender toda a demanda exigida com excelência e transparência. Tivemos uma resposta muito rápida da população, começamos oferecendo o serviço a 200 pacientes e, hoje, são mais de 3 mil atendimentos por mês. Atingimos, em um ano e três meses de funcionamento, a confiança dos administradores municipais e dos usuários, oferecendo, além do espaço confortável e arejado, um ambiente onde priorizamos o atendimento, para que eles se sintam em casa”.

O consórcio CIDES-LESTE

Os consórcios foram instituídos no Brasil para trabalhar em prol do SUS, principalmente no desenvolvimento da média complexidade, ou seja, das consultas e exames especializados. O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Leste de Minas – CIDES-LESTE, foi criado na Microrregião de Caratinga, visando o desenvolvimento em diversas áreas. Vânia ressalta que “este não é somente um consórcio voltado para a saúde. Esperamos, posteriormente, entrar em outras áreas como resíduos sólidos, cultura, entre outros. Atualmente devido à necessidade dos municípios em receber uma atenção especial na saúde, oferecemos o atendimento desde reumatologia até oncologia, ou seja, todas as especialidades da média complexidade”.

Ela ainda destaca que “o CIDES-LESTE é um consórcio realizado em parceria com outros municípios que tem, como objetivo maior, o de agilizar atendimento médico aos seus usuários. Para serem atendidas, basta procurar a Secretaria de Saúde de seu município, que esteja cadastrada no CIDES-LESTE. Atualmente são os municípios de Santa Rita de Minas, Santa Barbara do Leste, Caratinga, Entre Folhas e Ubaporanga. O CIDES-LESTE mantém um atendimento humanitário, oferecendo condições ao paciente da zona rural, também casos de emergências. Quando ocorre a necessidade, o município entra em contato com nossa equipe e marcamos o exame para o mesmo dia. Algo que não é feito em nenhum de saúde particular. Temos uma parceria muito grande com os médicos, nossos fornecedores, onde o atendimento é humanizado”.

Usuários do CIDES-LESTE comentam sobre o atendimento

Para a moradora de Ubaporanga, Maria Célia Silva dos Reis, a agilidade e a disponibilidade de poder realizar seus exames é o diferencial para os usuários. “Para mim foi uma grande melhora no atendimento da saúde, tanto na marcação dos exames na secretaria, que foi muito rápida, quanto lá, em Caratinga. Foi muito bom, melhorou demais. Era muito difícil conseguir consultas e exames. Acho que todas as prefeituras que estão juntas neste consórcio acabaram ganhando uma saúde melhor.

Thamires Gonçalves, também moradora da cidade de Ubaporanga, destaca que “desde o momento em que eu cheguei à secretaria, até o momento da consulta fui muito bem atendida. O resultado dos exames chegaramm rápido. O atendimento médico foi 100%. O pessoal do CIDES-LESTE sempre nos trata bem e com muita educação. O grande benefício desse consórcio é que muitas pessoas não têm condições de realizar o exame, e deixam de fazer por falta de dinheiro. Com essa parceria entre as prefeituras e o consórcio, todos têm o direito de realizar suas consultas e os exames, de graça”.

Senhora Idegar de Maria de Lana, moradora da cidade de Entre Folhas, falou que “com o CIDES-LESTE ficou mais fácil conseguir atendimento para ela e seus filhos. Achei muito bom o atendimento. Tem outros lugares que é difícil de conseguir atendimento. É a terceira vez que sou atendida aqui e fui muito bem recebida. Essa parceria entre as cidades e o consórcio está ajudando muito. Antes eu não podia cuidar nem dos meus filhos, pois era difícil demais conseguir marcar algo. Agora, qualquer coisinha eu vou lá e levo meus filhos também”.

A Participação dos municípios

Segundo a secretária executiva, o consórcio é administrado de acordo com dois contratos, o contrato rateio, onde os municípios repassam uma determinada verba, mensal, para o custeio da administração do CIDES-LESTE, entre compra de material de escritório, folha de pagamento, luz, etc. E o contrato programa, onde o município paga todo o procedimento utilizado durante o mês, ou seja, as consultas e exames agendadas através do sistema. “Por exemplo, se foram utilizados 20 mil reais em consultas e exames, o município paga somente os 20 mil, sem nenhum acréscimo. Suponhamos, ainda, que foi agendado uma consulta e o paciente não pode comparecer. A cidade não irá pagar esta consulta. Ela retorna como crédito para ser utilizado em outro agendamento”, destaca Vânia.

Para o Secretário de Saúde de Santa Bárbara do Leste, Tiago Martins de Souza, “a parceria proporcionou aos municípios a capacidade de atender melhor seus usuários, tendo em vista que, em Santa Barbara, passamos por um longo período sem atendimento, pois não tínhamos aonde referenciar. Hoje, com o CIDES-LESTE, temos a agilidade no atendimento; um serviço de boa qualidade com prestadores bem capacitados, tendo a oportunidade de oferecer o que o paciente precisa em tempo hábil. No consórcio, ainda, temos o setor de transparência, que deve ser levado em consideração quando falamos sobre administração pública. A demanda da saúde é uma realidade em todos os municípios. Somos privilegiados em ser consorciados com o CIDES-LESTE, oferecendo um atendimento de qualidade, sendo realizando dentro de um consultório particular, oferecendo toda a infra-estrutura”.

O secretário ainda ressalta. “O que tem que ser levado em consideração, também, é a sua organização. Desde que foi lançado, o consórcio tem se mostrado muito eficiente, atendendo a todos os requisitos que o Ministério Público exige, e que a Secretaria de Estado também. Para as prefeituras ele tem sido muito transparente, prestando contas todo final de período, tanto do contrato do programa, como do contrato de rateio. Para nós, secretários, isso nos dá uma tranquilidade muito grande, em sabermos que estamos investindo um recurso público e que está sendo bem aplicado, pois o usuário recebe bom atendimento, o que é dever nosso em oferecer isso a ele. Assim, estamos muito satisfeitos com o CIDIS-LESTE”.

Gleydison Delfino Ferreira, secretário de Saúde de Ubaporanga, destaca que a agilidade e a facilidade de agendar os exames e consultas, além da transparência das ações, é algo muito importante. “Foi uma grande motivação que o consórcio deu para as prefeituras. A agilidade para marcar os exames e consultas. Mandamos os nomes dos pacientes para o CIDES-LESTE e, entre 5 a 10 minutos, temos a resposta sobre o exame ou a consulta. Com isso, os pacientes não esperam muito tempo para serem atendidos. Às vezes, devido ao grande número de pacientes atendidos, não conseguimos agendar para o mesmo dia, pois isso é feito através de um sistema informatizado. Mas, se o paciente tiver necessidade de urgência, no mesmo dia ele já sabe quando ira fazer a consulta ou exame. Todos os municípios que fazem parte do consórcio ganharam. Qualquer um pode, usando o computador, entrar no site, e verificar quais os procedimentos foram feitos pelo CIDES-LESTE para as prefeituras através do portal transparência; demonstrando um trabalho claro para a população. Com a implantação do CIDES-LESTE, o paciente ganha muito, pois uma consulta particular, hoje, ultrapassa os 100 reais, mas no consórcio ela sai inteiramente gratuita”.



Novo Edital em breve

De acordo com Vânia, como a demanda a cada dia aumenta, “abriremos ainda, na segunda quinzena de abril, um edital para que novos profissionais possam fazer parte do quadro de atendimento do CIDES-LESTE. Peço que os interessados fiquem atentos ao Diário Oficial, pois na segunda quinzena de abril já estaremos com todos os detalhes acertados”.

Para o presidente do Consórcio e prefeito de Caratinga, João Bosco, “os municípios buscam otimizar seus trabalhos na área da saúde, visando a excelência, mas é difícil para todas conseguirem sozinhas. O consórcio vem parar diminuir gastos desnecessários e, ainda, agilizar o atendimento desses usuários que necessitam de consultas e exames especiais, com médicos preparados, capacitados, assim como em um plano de saúde. Isso é uma ação de igualdade, de humanização. O CIDES-LESTE proporciona, além da agilidade no atendimento, a dignidade e igualdade para a vida das pessoas que utilizam o serviço. Além disso, tudo é claro, transparente. Para que todas as pessoas possam acompanhar os investimentos feitos basta acessar o site,www.cidesleste.com.br . A cada dia o consórcio cresce, assim como o número de usuários. Pretendemos estender ainda mais as ações para que todos possam ser atendidos cada vez melhor”.



Fonte: Assessoria de Imprensa - PREFEITURA DE CARATINGA

Controle Conthabil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.

 AO VIVO - As principais notícias da sua cidade
  23/07/15 - Receita Federal simplifica abertura e baixa de CNPJ
  28/05/15 - STF - Servidor público e divulgação de vencimentos
  20/03/14 - TCE disponibiliza portal de transparência para municípios mineiros
  13/09/13 - Capacitação aborda Planejamento e controle nos municípios
  04/09/13 - Fórum esclarece novas regras da contabilidade pública
 ARQUIVO - Acesse todas as notícias


,
Busca
Total de visitantes
3
1
2
4
0
4