Informatização garante agilidade ao Cides-Leste Enviar por e-mail  Imprimir esta notícia Receber por RSS
21/06/2012 17:09:19

Foi concluído na última semana o serviço de informatização do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Leste de Minas (Cides-Leste). De acordo com a secretária executiva, Vânia Vieira Franco, o sistema em rede, além de permitir mais praticidade na logística organizacional, também refletirá diretamente no atendimento final aos usuários. Com a informatização será possível, por exemplo, ter acesso a todo o histórico de cada usuário, quais as consultas e exames realizados, entre outros dados, informa.
Outro fator que ela destaca é quanto à economia que a informatização trará para o consórcio e consequentemente, para os municípios integrados. “Este sistema é um facilitador da comunicação entre os profissionais que atuam no Cides-Leste. Hoje, as consultas são agendadas online, sem nenhuma burocracia. Com o sistema também é possível saber exatamente quantas consultas foram realmente realizadas, já que os municípios pagam apenas pelos serviços utilizados”.
Segundo Vânia, desde a criação do consórcio, há um ano e dois meses, essas cidades economizaram mais de R$ 200 mil. “Uma quantia considerável e que os municípios puderam investir em outras melhorias para a população”, falou Vânia.
Outra mudança citada pela secretária e que já reflete positivamente nos usuários é a recente mudança de endereço do Cides-Leste. O novo espaço, localizado na Avenida Moacyr de Mattos 362, oferece mais comodidade. Em salas amplas e bem equipadas, o local dispõe de três consultórios médicos, três salas de recepção, fácil estacionamento e áreas com acessibilidade.

Especialidades em todas as áreas
O consórcio conta com médicos especialistas em todas as áreas médicas; são, ao todo, 68 profissionais cadastrados, clinicas e laboratórios também realizam desde exames mais simples até os mais complexos. A maior parte dos médicos atende no próprio consultório, mas os atendimentos de pneumologia, infectologia, reumatologia, ortopedia, neurologia e o exame de risco anestésico são feitos na sede do consórcio. Vânia explica que, para se utilizarem os serviços, é necessário o encaminhamento do médico do PSF. “O médico de cada posto é quem realmente conhece o paciente e ele identificará a necessidade de uma consulta com um especialista ou realização de um exame. Sendo assim, o próprio posto faz o contato com o consórcio e o paciente já sai de lá com o dia certo para a efetivação de tais procedimentos”.
Os pacientes não têm gastos, nem com consultas e nem com exames, pois “todos os procedimentos são pagos integralmente pelos municípios”, disse.

Aceitação supera expectativas
O consórcio atende atualmente uma média de três mil e 400 pacientes por mês, tendo como integrantes os municípios de Caratinga, Entre Folhas, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas e Ubaporanga. Conforme depoimentos encontrados no livro de ouvidoria do Cides-Leste, os usuários estão satisfeitos com os serviços prestados, como é o caso de dona Eunice Mendes Pereira de Souza, moradora do Córrego dos Mendes em Santa Efigênia, que fez questão de deixar registrado. “Foi uma bênção de Deus para quem está precisando como eu. Os profissionais atendem com a maior dedicação, que Deus abençoe a todos que trabalham aqui”
Lucélia Aparecida Luciano da Silva, moradora de Santa Rita de Minas, também registrou. “O local é limpo, arejado e os pacientes são muito bem atendidos”.
O Cides-Leste funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 11h e de 13 às 17h. Todas as informações relativas ao consórcio podem ser adquiridas através do site www.cidesleste.com.br Neste mesmo endereço eletrônico o Portal Transparência divulga todo o balancete financeiro do consórcio.



Fonte: Diario de Caratinga

Controle Conthabil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.

 AO VIVO - As principais notícias da sua cidade
  23/07/15 - Receita Federal simplifica abertura e baixa de CNPJ
  28/05/15 - STF - Servidor público e divulgação de vencimentos
  20/03/14 - TCE disponibiliza portal de transparência para municípios mineiros
  13/09/13 - Capacitação aborda Planejamento e controle nos municípios
  04/09/13 - Fórum esclarece novas regras da contabilidade pública
 ARQUIVO - Acesse todas as notícias


,
Busca
Total de visitantes
3
5
1
5
3
2